top of page
Buscar
  • Foto do escritorPousada do Mar

O que fazer em Ilhéus?


Uma cidade histórica, famosa pelas fazendas de cacau, com lindas praias e eternizada nos livros de Jorge Amado: assim podemos definir Ilhéus. Suas praias fazem parte da Rota do Cacau e do Dendê no sul da Bahia. Para te inspirar, vamos listar o que fazer em Ilhéus!



Ilhéus possui o litoral mais extenso do estado, com quase 100 km de praias. No seu entorno ainda existem trechos preservados da Mata Atlântica. A cidade é recortada por rios. Seu centro fica localizado em uma ilha artificial. No local ainda há algumas edificações antigas remanescentes da época do apogeu da plantação de cacau.


1. Ilhéus: uma cidade histórica


Visitar Ilhéus é viajar pela memória do Brasil. A história de Ilhéus remete a época das capitanias hereditárias. A Capitania de Ilhéus foi doada em 1584, dando início à Vila de São Jorge dos Ilhéus . Em 1754 teve fim o sistema das capitanias > Foi nessa época que teve início o plantio do cacau.


A cultura do cacau somente se tornou rentável em 1821. Em 1881 Ilhéus foi elevada à categoria de cidade. Graças ao sucesso das fazendas, a região viveu seu tempo áureo na década de vinte do século passado. Com o enriquecimento do coronéis do cacau, vieram os lugares luxuoso e a agitação na cidade.


Esse período está retratado nos romances de Jorge Amado. O escritor morou uma parte de sua vida em Ilhéus.


2- Praias


Ilhéus, na sua extensa faixa litorânea, possui na sua variedade de praias um dos seus maiores atrativos. Seu litoral faz parte da linda Rota do Cacau e do Dendê que cobre parte do sul da Bahia.


As praias de Ilhéus podem ser divididas em 3 regiões:

Praias do litoral norte

As praias do litoral norte são as que possuem menos estrutura e por isso são as mais vazias. Algumas são praticamente desertas ou bem rústicas. A faixa de areia é mais larga. Nessa região as praias são emolduradas pela Mata Atlântica. São elas:

1. Praia do Pé de Serra

2. Praia dos Coqueiros

3. Praia Ponta do Ramo

4. Praia Barra do Sargi e Praia Ponta do Ramo uma próxima da outra.

5. Praia do Norte

6. Praia Mar e Sol

7. Praia da Vila Paraíso do Atlântico

Praias da região central

As praias da região central são as praias urbanas. São mais voltadas para a prática de esportes. Dentre elas:

1. Praia de São Miguel

2. Praia do Cristo

3. Praia do Pontal

Praias do litoral sul

As praias do litoral sul são as mais procuradas pelos turistas. Algumas com ondas são ideais para os surfistas Além da beleza natural, elas possuem uma boa infraestrutura. É possível encontrar barracas, restaurantes e opções de hospedagem nessa região. Dentre elas se destacam:

1. Praia dos Milionários

2. Praia Cururupe, onde existe um rio com a mesma denominação

3. Praia Back Door

4. Praia de Batuba

5. Praia Cai n’Água ou Praia dos Milagres

6. Praia do Jariri

7. Praia do Canabrava, onde estão os resorts

8. Praia de Acuípe.


Motivos como esses não tem como resistir visitar uma cidade nova, não é mesmo?


Venha já para Ilhéus! Hospede-se na Pousada do Mar!


71 visualizações0 comentário
bottom of page